HMR

SOFT disponibiliza exame para diagnosticar o Glaucoma

O HOSPITAL E MATERNIDADE DE RANCHARIA ATENDE TODA A REGIÃO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO GLAUCOMA

 

Em resposta a portaria do Ministério da Saúde de 11 de dezembro de 2011, o colegiado Alto do Capivari (formado pelos coordenadores e secretários municipais de saúde da nossa região), estabelece que o Hospital e Maternidade de Rancharia fica responsável por avaliar e dispensar os colírios de alto custo para o tratamento do glaucoma.
O paciente com glaucoma irá receber no HMR um tratamento com direito a quatro consultas anuais, com um médico oftalmologista, para diagnóstico e controle do glaucoma, evitando os danos a visão causados pela doença.
Segundo Dra. Vera Regina de Mattos Miguel, oftalmologista do Hmr, quando esse controle não é feito, o paciente tem uma perda gradativa da visão, quando a pessoa percebe muito pouco pode ser feito, pois já lesionou o nervo óptico, levando a cegueira irreversível.  

“È importante lembrar que o glaucoma não apresenta sintomas e só é diagnosticado em uma consulta médica-oftalmológica, que deve ser periódica, e algumas doenças como diabetes entre outras, podem contribuir para o surgimento do glaucoma”, ressalta a oftalmologista.

Fique atento, a perda visual do glaucoma começa na visão periférica. A pessoa começa a

esbarrar em portas e móveis da casa, o que antes não ocorria, procure um oftalmologista, com urgência, pois quanto antes houver o diagnóstico e controle da pressão ocular melhor será o prognóstico e mais eficaz se torna o tratamento.

Dra. Vera

O agendamento para as consultas e dispensação dos medicamentos, é feito através da atenção básica de saúde dos municípios, que irá agendar junto ao Serviço de Oftalmologia do HMR – SOFT Serviço de Oftalmologia e Cirurgia Ambulatorial.

 

 

voltar